É uma região inserida nos estados do Ceará, Maranhã e Piauí, que compreende diversos cursos d’água que convergem para o Rio Parnaíba.

O Parnaíba nasce na Serra da Tabatinga e Chapada das Mangabeiras e percorre mais de 1,4 mil km até desaguar no Oceano Atlântico, na cidade piauiense que leva o seu nome.

Com 333,952 Km 2 , a Bacia abrange 10 subacias que levam o nome de seus principais cursos d’água. Entre os seus principais afluentes destacam-se: o rio Balsas, o rio Gurguéia, o rio Uruçuí Preto e o rio Poti. Situada integralmente na Região Nordeste do Brasil, se constitui em uma das 12 Regiões Hidrográficas brasileiras.

O principal uso que demanda água na Região Hidrográfica do Parnaíba é a irrigação (73%). Em seguida vêm os usos urbano (16%), para matar a sede de animais (16%), industrial (3%) e rural (3%).

Para o processo de instalação do Comitê foram escolhidas cidades polo em oito subacias para regionalização dos eventos programados.

Ao todo são 277 municípios total ou parcialmente inseridos na Bacia, 223 piauienses, 35 maranhenses e 19 cearenses. A maior cidade é a capital piauiense, Teresina. Além dela, as maiores cidades são: Parnaíba (PI), Timon (MA), Balsas (MA), Picos (PI), Crateús (CE), Floriano (PI) e Piripiri (PI).

Confira as informações
sobre o PROCESSO ELEITORAL